Boa tarde, sejam todos bem vindos ao nosso blog. Antes de falarmos especificamente sobre os riscos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), vamos definir alguns pontos que nos auxiliarão no entendimento da Governança em TI.
O que é governança?
Segundo o IBGC, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
O que é governança de TI?É a governança corporativa aplicada à governança de TIC. Ela segue diversas normas consagradas internacionalmente como: COBIT, ISO 38500, etc. Todo planejamento que ocorra deve estar alinhado às necessidades do negócio da organização, de uma forma que permita o desenvolvimento da TI.

Como a governança se aplica?

Como a governança se aplica?
- Segundo o ISACA (CGEIT), a governança em TI abrange cinco domínios principais:
- Frameworks de Governança de TI;
- Alinhamento Estratégico;
- Entrega de Valor de TI ao negócio;
- Gerenciamento de Riscos;
- Gestão de Recursos;
- Medição de Performance.
Fonte: https://daryus.com.br/as-10-maiores-duvidas-sobre-governanca-riscos-e-conformidade-grc/