Já vimos que o gerenciamento de riscos é muito importante para qualquer organização. Entretanto o gerenciamento de riscos pode não trazer benefícios ao negócio se for realizado de forma desassociada das necessidades organizacionais e deturpar a visão dos riscos que devem ser aceitos para evoluir, além dos inerentes ao negócio que, se não forem corretamente endereçados, podem travar a evolução da organização e por consequência, levar a perda de oportunidades.
A importância da gestão de riscos está sendo crescendo gradativamente dentro das organizações, porém ainda enfrenta grande resistência, pois, possui um custo envolvido nisso. Esse custo muitas vezes é considerado desnecessário para a alta administração das organizações.
A gestão de riscos traz uma vantagem competitiva para as organizações, porém se aplicado de maneira equivocada pode levar ao caminho inverso.
Com objetivo de potencializar a Gestão de Riscos de forma estratégica dentro das organizações, é sugerida uma metodologia de classificação baseada em 4 passos, sempre apoiada por um comitê (em caso de empresas de maior porte) ou dos seus diretores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário